Festival de Cinema para Filmes produzidos com Celular
Em 2018, o Brasil entrou no mapa dos festivais de cinema mobile, sendo o primeiro país da América Latina a sediar a modalidade integral desse evento. O Filmaê® é um festival de cinema competitivo de âmbito nacional.
O Festival é direcionado à criação de filmes que utilizam exclusivamente dispositivos móveis em suas produções: smartphones, tablets e câmeras de ação.
O Filmaê® tem o patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal) e irá realizar-se em Brasília nos dias 14 a 19 de dezembro de 2020 em edição virtual.
O Filmaê® é um dos principais eventos brasileiros de cultura mobile. A programação do Festival inclui mostra competitiva de filmes nacionais com premiação em 15 categorias, mostra de filmes internacionais, oficinas e rodas de debates. Durante os dias do Festival, o Espaço Cultural Renato Russo acolhe a comunidade de produtores, diretores e atores de todo o Brasil que realizam suas obras com dispositivos móveis. O Espaço Cultural proporciona um ambiente cheio de oportunidades para trocas de experiências e fortalecimento do networking. O evento espera receber 2.500 participantes durante 4 dias.
Um Festival de Cinema dos Novos Tempos
Foi com o lançamento dos primeiros smartphones na segunda metade dos anos 2000 que a forma de fazer cinema mudou para sempre. Hoje os smartphones e tablets são utilizados como equipamentos de produção audiovisual acessíveis, adotados por cineastas amadores e profissionais. A criação e popularização desses aparelhos, que filmam com alta qualidade de imagem, inauguraram uma nova maneira de fazer cinema com potencial ilimitado.
O Festival tem compromisso com a democratização do cinema, ao incentivar o uso de smartphones como meio de captura de imagens para que uma história bem contada termine na tela do cinema.
O Filmaê propõe ser um espaço de aproximação entre as pessoas que utilizam os dispositivos móveis como ferramenta de criação de ideias e emoções, a fim de revelar e empoderar novos cineastas.
É um festival de cinema dos novos tempos, onde o trabalho duro, a qualidade de narrativa e a originalidade de abordagem funcionam sem depender de grandes orçamentos ou das conexões com a indústria tradicional do cinema.
O Filmaê incentiva e abre espaço aos participantes a refletirem sobre as categorias mais técnicas do cinema e a opinarem sobre elas. Aqui o público é protagonista.